14 novembro, 2010

Sampa


Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João.
Nenhuma outra letra a mais ou a menos descreveria melhor o que se passa comigo quando chego em São Paulo. Não dá pra descrever, pra limitar dando significado, pra encurtar atribuindo característica. É alguma coisa que acontece no coração. Parece que, ao chegar aqui, meus problemas vão ser resolvidos. Parece que aqui a vida tem mais sentido. Tem mais vigor, mais agitação, mais recheio. Aqui tem mais vida.

Claro que não vou negar em Sampa o povo oprimido nas filas, vilas, favelas. Não vou negar o dinheiro que ergue e destrói coisas belas. Nem a feia fumaça que apaga as estrelas. Mas as duras poesias concretas das esquinas de São Paulo fazem sentir que todos esses tem esperança. Que o povo tem mãos e pernas que trabalham, se divertem, vivem de uma forma que nenhuma outra. Afinal quem vende outro sonho feliz de cidade apressa-se logo a chamar São Paulo de realidade. Mesmo com todos os contratempos, o executivo rico apressado e o pobre mendigo desatarefado param pra ver surgir os poetas de campos e espaços, as oficinas de florestas e os deuses da chuvas.

São Paulo tem aquela cara de esnobe, como quem olha pra ela e ela responde "Não quero que goste de mim". Quem olha de primeira chama de mau gusto, mau gosto, mau gosto. Mas, como bem diz a música, Narciso acha feio o que não é espelho. Tudo aqui é o avesso do avesso do avesso do avesso. Aos poucos tudo em São Paulo vai atraindo: a leveza do vento nos dias frios, a calma dos amantes na hora do rush, a sagacidade do brilho das estrelas que tentam competir com o brilho da cidade. As árvores parecem mais lindas e vivas aqui do que em qualquer outro lugar.

Aos poucos vai-se se deixando abraçar pela garoa. As semelhanças vão aparecendo, e a primeira de todas é a mais forte: no meio da pan-américa de áfricas utópicas, no centro do mais novo quilombo de Zumbi, qualquer um pode ser o que quiser em São Paulo. É só olhar pros lados. Preto, branco, azul, amarelo, vermelho, arco-íris, ao seu modo, todos passeiam na tua garoa. E, assim como eu, todos podem te curtir numa boa.

Um comentário:

Rider disse...

Hey, Querido! Tive que fazer uma mega procura pra te encontrar! ... Lembrei que hoje é o seu aniversário! Meus Parabéns! Tudo de bom! Muita prosperidade e sucesso! Grande Abraço, Marcel SAntos!