17 maio, 2010

A trajetória de Telephone

Por X-Britney.com

Muito tem se falado em Telephone e Britney Spears, mas nem todos conhecem a trajetória da canção. Bem antes de adotar o nome artístico Lady GaGa, a nova-iorquina Stefani Germanottapassava o tempo compondo para cantores famosos, como a própria Britney Spears, Fergie,New Kids On the Block e Pussycat Dolls. Foi nessa época que ela escreveu a música Telephone — que entrou somente em 2009 no álbum The Fame Monster — em parceria com Rodney Jerkins, LaShawn Daniels e Lazonate Franklin. Quando GaGa se lançou como cantora solo e começou a cair no gosto popular, ela concedeu uma série de entrevistas onde sempre citava Britney Spears de uma forma muito positiva.
“Eu costumava a gritar por Britney e agora eu trabalho para ela. Ela foi a artista mais provocante do meu tempo e eu a amo tanto! Certamente não precisa de nenhuma dica minha. Britney é a rainha do pop e eu fui aprendendo com ela”, dizia GaGa.
Telephone se tornou uma grande obsessão dos fãs após uma declaração da extravagante cantora, que dizia ter escrito a música para Spears antes mesmo de sonhar em ficar com ela.
“Eu escrevi essa música para Britney há muito tempo, e ela simplesmente não quis usar em seu álbum”, explicou. “Mas tudo bem, porque eu amo a música, e é excitante ter que me apresentar com ela agora.”
GaGa teria convidado Spears para cantar com ela a rejeitada canção, mas negou ao seu pedido. A jamaicana Grace Jones esteve na lista de prefêrencias dela, mas também recusou ao convite. Foi então que Beyoncé entrou na jogada e gravou o dueto conhecido por todos. Darkchild, o produtor e também compositor de Telephone, foi bombardeado por mensagens de fãs querendo saber se Britney gravou a música e se poderiam ter acesso à sua versão, ou pelo menos parte dela. Ele exigiu no mínimo 100 mil pessoas o seguindo no Twitter — ou seja, um acréscimo de 88 mil na sua lista — para que “talvez” publicasse a canção na voz de Spears. A repercussão negativa foi imediata e ele tentou se explicar dizendo que a ideia de chegar ao número de seguidores foi apenas uma forma de ter tempo até conseguir a autorização de Britney e as partes envolvidas. Sem demora, ele revelou que a cantora deixou claro que não queria que sua versão deTelephone fosse divulgada, e ele definitivamente não iria contra ao seu pedido. Mas a obsessão dos fãs não parou por aí. Em maio de 2010, o site iLeaks.com surpreendeu ao disponibilizar um trecho da secreta canção na então voz de Spears. Agindo de forma ilegal ou não, o site cobrou a quantia de 750 dólares para quem quisesse ter acesso a versão completa — e um fã norte-americano decidiu pagar para acabar de vez com a história. A versão de Britney foi divulgada em vários sites importantes de música, e até gerou polêmica pois ninguém tinha certeza se era de fato a esperada versão de Spears.
“É uma versão demo, não tem nenhum tipo de mixagem. Não tenho ideia de como isso vazou. Quero dizer a todo mundo que eu fui pego de surpresa com o vazamento da música e eu nunca liberaria alguma coisa sem a aprovação da Britney, de Larry Rudolph ou da Jive Records”, revelou o produtor Darkchild no dia seguinte, confirmando que a versão era mesmo de Britney, apesar de existir uma segunda versão editada ainda guardada com ele.
Até a conceituada revista Rolling Stone não se conteve ao falar sobre Telephone em seu site, e teceu elogios à cantora.
“Telephone realmente parece muito com o sucesso de Britney lançado em 2007, Piece of Me, provando mais uma vez o quanto ela teve impacto sobre a sonoridade do pop atual. As pessoas adoram tirar sarro de Britney, e por que não, mas se Telephone prova alguma coisa, é que Blackout pode ser o álbum pop mais influente dos últimos cinco anos.”

Nenhum comentário: