03 maio, 2009

Jornalista pode ser diretor de cinema?

Eu sei que eu xingo e falo bem mal de muita coisa aqui no blog, mas hoje, depois de assistir Wolverine, eu fiquei com tanto bom humor que vou elogiar, hehe. Eu sou um fã bem antigo da série X-Men, não só pq eu gostava dos quadrinhos, mas também pq foi uma das poucas séries adaptadas pro cinema até agora que conseguiram mudar sem perder o foco da coisa (como Quarteto Fantástico, que chega a beirar o ridículo). Os filmes de X-Men tem uma coisa que os outros não tem: eles fazem com que os efeitos especias do filme sejam realmente necessários. Não sei se vocês notaram, mas hoje efeito especial é bilheteria quase garantida, passando por cima de todo o resto do filme (quer uma prova? pode perceber: os trailers não mostram mais a história do filme, mostram os efeitos especiais que tem, como se dissessem "gastamos muito dinheiro, por favor nos reembolsem". Prova disso é Hancook.). X-Men nos mostrou (mais uma vez) que o roteiro, as tramas, os personagens, tudo isso tá acima do sensacionalismo que o cinema criou em volta da ação, das lutas com sangue e de coisas grandiosas virando pó. Mas "Wolverine" poderia ter ficado muito melhor, se não fosse essa porra de arrogância dos produtores! Vou explicar: o produtor, David Benioff, firmou contrato com o diretor Gavin Hood pra que fizessem juntos o filme. Na hora de botar a mão na massa, o Gavin Hood quis fazer um filme mais sombrio, estilo Batman. Já o David achou que isso era furada e praticamente obrigou o Gavin Hood a fazer o filme de um jeito mais heroico, mais "super-man". Quando chegou no meio das filmagens, o produtor percebeu que o filme não sairia tão bom como ele pensava e acabou deixando o diretor fazer do jeito sombrio que quizesse. Resultado: é como se no meio do filme, do nada, os personagens ficassem com um ar misterioso que dura até o final do filme, e o expectador sente isso mas não consegue explicar. No sentido narrativo, não tem falhas, mas no sentido emocional, eu achei que houve essa quebra de continuidade, e comprometeu um pouco da emoção que o filme queria passar. No mais, tudo foi perfeito, as histórias todas se encaixam, tudo legal, Parabens Gavin, essa idéia merece mais um Oscar! (ele já ganhou um por Infancia Roubada).
É por essas e outras que as vezes eu penso em desistir da carreira jornalística e investir na carreira de cineastra. Não sei se eu levo lá muito jeito pra coisa, mas o toque de surrealismo real que o cinema dá nas obras é muito impressionante, como em (anotem esse nome) "Ele não tá tão afim de você", em que eles tranformaram um livro de autoajuda (o que? autoajuda? O.O) em um filme, ao meu ver, impar nos ultimos tempos. Eu que adoro comédia romântica, fiquei besta em como esse gênero tem capacidade pra prosperar assim como os outros, e não o faz não sei nem porque! Realmente quero trabalhar com isso um dia. Afinal, quem não gosta de um bom filme né? Mas tudo no seu tempo... deixa que, por enquanto, eu fico ainda querendo viajar pelo mundo... depois, quem sabe eu pare lá por L.A. e fique. ;)

OBSERVÊICHION:
Rennis, tu perdeu o filme meeesmo. :)

6 comentários:

Renan disse...

Pouxããn cara queria muuito ter ido ver com vc =(
Mas eu vou arranjar uma forma de te recompensar *.*
ta disponivel praquelas visitas vespertinas ? HUSAHUASUHSAUHAHUS saudade de tu loiro ;*

JoJo Lobato disse...

Eu cheguei ao cinema com meu amor e tinha Wolverine e Os Delirios de Consumo de Becky Boom pra a gente escolher ;D
E claro, escolhemos... Os delirios da Becky ashuashuas
Ai, eh que esses filmes de acao eu sinceramente ja abusei, como tu disse sao so efeitos especiais, posso estar enganado quanto a Wolverine, mas nao deu vontade..
Preferi rir horrores e ver as bolsas Pradas e botas Guccis.
Bah, se forma em jornalismo e faz algum curso pra cinema.. jornalista pode ser sim diretor de cinema, eu sou radialista e serei estilista ;D
Tudo eh possivel, just try!

Senzafine disse...

aaaahhh eu ainda não fui ver...
buahhhhhh
ei pow, faz um twitter, eu e pausini tamo lah... alem de um monte de gnt...kkkk
bjsssssss

Aziz - Marcel/SP disse...

Dan, desculpe pelo ar que dei domingo quando você me mandou postagens inéditas, vamos chama-las assim! rs Não estava com bom humor para avaliar seu magnífico trabalho.

Sim, como jornalista sua visão é mais crítica, mas nós da publicidade, sempre preocupados em agradar a todos ou pelo menos a maioria assistimos a esses filmes e por mais bizarros e babacas que sejam, conseguimos tirar algum proveito. É lógico que tem coisa que não dá pra engolir, que está mal feita, mas confesso que é disso que o povo burro (a massa ignorante) gosta e, é por essas e outras que não somente os filmes bons arrecadam bilheterias milionárias.
Enfim, meu caro loiro azedo, um desconto para um publicitário que virou "marketeiro"! hehehe
Sim, e se for fazer Cinema: Berkeley University, CA ou Cuba (Escuela Internacional de Cine y Tv San Antonio de los Baños)... os melhores cursos de cinema, com direito a aula com Spielberg.

Fui... Bração!

Menina_Veneno disse...

Partindo do presuposto de que tu é insuprotável,é bem provável uma bem sucedida carreira de crítico.Não vi o filme ainda,então nem me pronuncio.
Beijo,gringo!

Fer disse...

Ei po eu gostei MUUITO desse filme !!
Sinceramente, eu só fui assistir 1) porque a galera queria esse 2) porque eu sabia que o Hugh Jackman iria estar incrivelmente gato. haoiaihioa Motivações idiotas, sim.
Eu não suporto filmes de "ação" principalmente esses cheios de efitos especiais... nunca moví um dedo pra ver Transformers, ou Exterminador do futuro 3, ou 4 sei lá... Mas esse Wolverine foi muito bom po ! Deu vontade até de superar meu preconceito com esse gênero de filme. ;P
:**